SEE e IDM abrem 325 vagas de cursos técnicos na área da cultura para capacitação profissional de estudantes do ensino médio

A Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE), em parceria com o Instituto Dom Moacyr (IDM), abriu inscrições, nesta segunda-feira (12), para a seleção de estudantes que queiram começar um curso técnico do Pronatec/MedioTec no segundo semestre de 2017. Estão sendo ofertadas ao todo 1.467 vagas ligadas à gastronomia e hospitalidade, serviços, floresta, design, saúde e cultura. 

mediotec 2

O MedioTec é uma ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), financiado pelo Governo Federal, e nasce com o objetivo de oportunizar aos estudantes do ensino médio uma formação profissional simultânea à formação básica, aumentando assim as chances de inserção desses jovens no mundo do trabalho logo após a conclusão do ensino médio.

Os cursos são direcionados aos estudantes com idade de 15 a 19 anos, regularmente matriculados e cursando o segundo ano do ensino médio em escolas públicas das redes estaduais e distrital. Os demais requisitos de acesso estão dispostos no edital publicado pela SEE no D.O.E do Acre nº12.071, de 9 de junho.

No Acre, a área da cultura foi contemplada com 325 vagas distribuídas entre sete cursos e 12 turmas: Produção de Áudio e Vídeo, Artes Visuais, Cenografia, Teatro, Documentação Musical, Processos Fonográficos e Processos Fotográficos. Os cursos, com carga horária de 800 horas e duração de 1 ano, possibilitarão que jovens tenham habilitação técnica para atuarem profissionalmente em algum segmento artístico-cultural, o que contribuirá para o fortalecimento e crescimento da cadeia produtiva das artes e da cultura no Acre.

Os cursos foram selecionados a partir do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação e pertencem ao eixo tecnológico Produção Cultural e Design. As aulas serão ministradas na Usina de Arte João Donato a partir de agosto. No turno da manhã, serão ofertadas 4 turmas: Documentação Musical, Artes Visuais, Produção de Áudio e Vídeo e Teatro. Já o turno da tarde terá, além destas, também uma turma de Processos Fonográficos, uma de  Processos Fotográficos e uma de Cenografia.

revisado

A divulgação das vagas está sendo feita por meio de um Seminário de Profissões realizado nas escolas para apresentar aos estudantes as perspectivas do mundo do trabalho e renda.  A exposição aborda o perfil das diversas profissões relacionadas aos cursos ofertados, bem como suas contribuições à sociedade. Além do Seminário, as vagas também estão sendo divulgadas na mídia radiofônica e televisiva locais por meio do Instituto Dom Moacyr.

A seleção dos candidatos inscritos será por meio de sorteio público realizado pela Secretaria de Educação no dia 22 de junho às 9h da manhã na sede da SEE. As inscrições devem ser feitas entre os dias 12 e 19 de junho na escola em que o candidato esteja matriculado. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 27 no Diário Oficial do Estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: