O ESPETÁCULO “Caprichosa Voz que vem do Pensamento” ESTRÉIA NA USINA DE ARTE por Rose Farias

caprichosa 2

O encontro de uma bailarina, um músico e um diretor de teatro, resultou em “Caprichosa Voz que vem do Pensamento”. O espetáculo dirigido por Aderbal Freire-Filho terá apresentações nos dias 12 e 13 de dezembro às 20 horas, e 14, domingo, às 19 horas, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna e circulará pelo Paraná e Rio Grande do Sul. A entrada é franca.

A ideia inicial nasceu de uma série de exercícios de escuta desenvolvidos pela bailarina Maria Alice Poppe e pelo compositor Tato Taborda. Um mergulho nos conceitos de consciência corporal e sonora, comuns aos dois artistas em suas respectivas formações.

“Esses exercícios que, partindo da ideia da escuta como símbolo de receptividade irrestrita, exploram os diferentes modos de relação entre  música e movimento”, explica Maria Alice. Esse processo naturalmente levou os dois ao cruzamento das fronteiras que separam o gesto musical do gesto coreográfico.

“Caprichosa Voz que vem do Pensamento” é uma conversa franca e fluente entre dança e música, entreouvida e amplificada por um experiente encenador.

Inventividade, humor e poesia

Com a entrada do diretor teatral Aderbal Freire-Filho no processo, que pela primeira atua em um espetáculo de dança, os jogos de improvisação foram sendo organizados em uma dramaturgia abstrata, quase delirante, construindo um processo extremamente rico onde os papéis da bailarina, músico e encenador foram se entrelaçando ao ponto de dissolverem-se e perderem-se uns nos outros, incorporando nesse fluxo referências à literatura, mágica, pintura, circo e rádio-teatro.

O resultado é um espetáculo que ocupa um território original na interseção das suas três áreas principais, com uma combinação de inventividade, humor e poesia que irradiam a curiosidade típica de crianças que brincam com os brinquedos umas das outras.

O projeto tem o apoio cultural do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

Serviço

12 e 13 de dezembro (sex e sab) – 20h

14 de dezembro (domingo) – 19h

Entrada Franca (os ingressos serão distribuídos na bilheteria da Usina de Arte com uma hora de antecedência da hora marcada para início do espetáculo)

CAPRICHOSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: