PROJETO ARTÍSTICO E CULTURAL APRESENTA: OFICINAS DE TEATRO! FAÇA SUA INSCRIÇÃO POR AQUI!!!

OFICINA: A presença do Ator com Carlos Simioni, ator-pesquisador do Lume Teatro

Data| Horários: De 19, 20, 21 e 22/09 – das 18h às 22h e dia 23/09 – das 14h às 18h.

Local: Usina de Arte

Sobre a oficina: Nessa oficina Carlos Simioni, ator pesquisador, abordará suas pesquisas desenvolvidas no Lume por 29 anos: a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior, e a estrutura física da voz. A presença diz respeito a algo íntimo, uma pulsação que transpassa e percorre toda a ação cênica. Neste curso trabalharemos a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos LUME durante décadas de pesquisa teatral.

Sobre o oficineiro: Ator – pesquisador, diretor, natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME Teatro – Unicamp em 1985. Atualmente participa de oito espetáculos do repertório do grupo.  Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “VINDENES BRO”- “Ponte dos Ventos” – Dinamarca. É fundador e coordenador do PATUANÚ – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator. É professor convidado da  Teaterhoyskolen Rodkild – (Escola Superior de Teatro) – Dinamarca desde 2007. Apresentou espetáculos, demonstrações e ministrou cursos em diversas cidades do Brasil e em mais de 20 países.

Público Alvo:  atores, bailarinos, performers, estudantes e profissionais das artes da cena.

Faixa Etária: a partir de 18 anos com conhecimentos na área do teatro

Número de Vagas: 16 vagas

Inscrições: encerradas!!! Aguarde informações sobre a seleção até o dia 16 de setembro

____________________________________________________________________________________________________________________

OFICINA: Batelão – Oficina de Criação Dramatúrgica com Rodrigo Mercadante e André Cézar da Cia do Tijolo

Data| Horários: 24 e 25/9 (quarta e quinta) das 19h às 22h e 27 e 28/9 (sábado e domingo), às 11h às 16h. 

Local: Usina de Arte

Sobre a oficina: A oficina tem como objetivo criar espaço para exercitar o pensamento dramatúrgico do ator, através do imaginário e de figuras importantes da história da cultura acreana, como Betho Rocha e Hélio Melo.

Sobre os oficineiros: Rodrigo Mercadante é ator e músico, integra há mais de dez anos o teatro VentoForte, além de ser um dos fundadores da Cia do Tijolo. Formado na Escola de Arte Dramática – EAD/USP, já trabalhou com Antunes Filho e Zé Celso Martinez Correa. André Cézar Mendes é ator, estudante da Escola de Arte Dramática – EAD/USP e formado em Jornalismo, é integrante do grupo teatro VentoForte. Atualmente, realiza pesquisas acerca da história da formação cultural acreana.

Público Alvo:  Atores, estudantes de teatro e músicos.

Faixa Etária: a partir de 16 anos com conhecimentos na área do teatro (atores, músicos e dramaturgos)

Número de Vagas: 30 vagas

Inscrições: encerradas!!! Aguarde informações sobre a seleção em seu e-mail. Fique atento!

_________________________________________________________________________________________________________________________

JULIO ADRIÃO

Sobre o artista e oficineiro

Julio Adrião (1960) é carioca, ator, produtor e diretor teatral. Formado pela CAL em 1987, trabalhou seis anos na Itália com o Teatro Potlach de Fara Sabina e outras companhias.

TEATRO – De volta ao Brasil em 1994, dirigiu o espetáculo de circo-teatro Roda saia, gira vida do Teatro de Anônimo – Prêmio Mambembe de melhor espetáculo 1995 – e a Ópera cômica O elixir de amor, de Donizetti, na escola de música da UFRJ, com direção musical de Ernani Aguiar. Integrou o trio cômico Cia. do público desde a sua formação até 2002, quando realizaram Ruzante.

Em 2005, com o solo narrativo A descoberta das Américas, de Dario Fo e com direção de Alessandra Vannucci, ganhou o Prêmio Shell/RJ de melhor ator.

Em 2009 foi Supervisor cênico do solo Roliude, do ator João Ricardo Oliveira, adaptação do livro homônimo de Homero Fonseca. Em 2011 escreveu, em parceria com o Ator gaúcho Carlinhos Tabajara, e dirigiu a Farsa O casamento de Hermelinda, com o Grupo Timbre de Galo, de Passo Fundo (RS).Em 2013,dirigiu e foi co-roteirista do espetáculo Blefes Excêntricos, do Circo Dux (RJ) paralelamente a continuidade de circulação do espetáculo A descoberta das Américas no seu oitavo ano ininterrupto.

CINEMA e TV – Em 2007 participou da minissérie Amazônia, da Rede Globo, no papel de Távora – professor de Chico Mendes criança. Em 2008 participou do Filme Verônica, de Maurício Farias, no papel do traficante Rui e, em 2009, foi convidado pela Nat Geo – (Inglaterra) para o papel do traficante John, na série Locked up abroad – Brazil (Férias na prisão). Ainda em 2009, filmou Sudoeste, com direção de Eduardo Nunes, no papel de Sebastião.

Em 2010, foi o Governador Gelino, em Tropa de Elite 2 e o Dr. Guido, em Disparos, de Juliana Reis. Ainda a serem lançados no circuito de cinema, fez os personagens Tuniquinho das pedras no filme Meus dois amores, de Luiz Henrique Rios (2011), o de Carlos Pertuis, no filme Nise da Silveira – Senhora das imagens, dirigido por Roberto Berliner (2012) e o de Bitencourt em Aspirantes, de Yves Rosenfeld (2012). Também em 2012, na TV Globo, fez o personagem Alma Penada, na série As Brasileiras, no episódio O anjo do sertão, dirigido por Tizuka Yamazaki.

Desde 2007 ministra a oficina O Ator no solo narrativo.

OFICINA: Narrativa Física Solo com o Ator Julio Adrião

Oficineiro: Julio Adrião, ator do espetáculo solo A descoberta das Américas, de Dario Fo.

Data| Horários: dias 10, 11 e 12 de outubro das 10h às 14h

Sinopse: Partindo do princípio que teatro nada mais é do que uma estória a ser contada, a oficina tem seu foco no desenvolvimento da narração de uma estória, onde o texto ou enredo original, escrito ou não, será adaptado à boca e ao corpo do ator/narrador. A partir da improvisação, partituras de texto, sonoras e físicas vão sendo definidas. Tudo isso por meio de muita experimentação, repetição, observação, desprendimento, disciplina e perseverança, ou seja, muito trabalho.

Público Alvo:  Atores e pessoas interessadas em contação de estórias.

Faixa Etária: a partir de 16 anos

Número de Vagas: 15 vagas

Inscrições: encerradas!!! Aguarde informações sobre a seleção até o dia 01 de outubro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: