CURSO DE ROTEIRO PARA DOCUMENTÁRIO COM GUALBERTO FERRARI

Imagem

Oficineiro: Gualberto Ferrari

Período da Oficina: de 07 a 11 de outubro de 2013

Horário: das 14h às 22h

Carga Horária do curso: 40h

Local: Usina de Arte

Faixa Etária: acima de 18 anos

identidade_CANNE_impressao_CMYK_Horiz

Inscrições gratuitas no link – Inscrições encerradas!  – Entraremos em contato com os participantes selecionados a participar da oficina. 

O curso objetiva fazer uma abordagem teórica e prática ao estudo do documentário, dentro de uma visão abrangente dos processos criativos envolvidos na preparação e redação de um roteiro. São tópicos a serem abordados no curso: 1- Visualização de clássicos do cinema documental contemporâneo. Diretores premiados, alguns brasileiros, outros internacionais. 2- Introdução, diálogo e debate geral sobre o documentário de criação. 3- Como preparar, escrever e apresentar uma sinopse de projeto. 4 – Oficina de apresentação de projetos de documentários de curta-metragem dos espectadores, trabalhando na redação e nas idéias de direção. 5- Consulta virtual permanente para futuros projetos que possam nascer da oficina ou de propostas dos participantes.

Sobre o oficineiro: Gaulberto Ferrari é argentino, mas há anos está radicado na França, e tem formação em teatro e cinema. É roteirista, diretor e especialista em análise de roteiros (Script Doctor). Atualmente, Ferrari é um dos principais consultores do projeto Produire au Sud, no qual ministra oficinas de roteiros cinematográficos desde 2002, inclusive as intercontinentais para jovens produtores da França, do Brasil e da Tailândia. Como roteirista, Ferrari assinou longas-metragens como “Buenos Aires Ida y Vuelta” e o documentário “Evita, una estrella de Show-Biz”. Foi co-roteirista, dentre outros filmes, da adaptação para o cinema de “Diario para un cuento”, de Julio Cortazar. Foi co-realizador do filme “Havanna”, vencedor do Grande Prêmio Golden Gate Awards, no Festival de São Francisco, em 1991 e 1993. Realizou também os documentários “Cadiz” e “São Paulo gigante e intimista”. Atualmente, está trabalhando no projeto do documentário de longa-metragem que ele dirigiu, uma co-produção entre Les Films d’Ici e a Fundação Joaquim Nabuco, “Confesiones Argentinas” e no longa de ficção “Photos”.

Público Alvo:  público interessado em escrever roteiros ou dirigir documentários

Número de Vagas: 30 vagas

Período de Inscrições: as inscrições foram prorrogadas até o dia 01/10 (terça-feira)

Período de Seleção: 30 de setembro a 02 de outubro de 2013

Processo Seletivo: Para pleitear uma vaga na oficina o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e encaminhar até o dia 27 de setembro para o e-mail: usina.oficinas@gmail.com, ou trazer pessoalmente na Usina de Arte até às 18hs do dia 27 de setembro. A seleção dos candidatos será realizada por um técnico da Usina de Arte e duas pessoas indicadas pela Fundação Elias Mansour com conhecimentos na área do Audiovisual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: